O que são chakras?


Os chakras são vórtices energéticos, através dos quais os corpos bioenergéticos dos seres vivos absorvem energias do mundo exterior.
Com relação aos efeitos da luz colorida sobre os sete grandes chakras nos níveis etérico, astral e energético superior, diversos textos relacionaram cada uma das sete cores do arco-íris aos sete principais chakras do corpo. O chakra raiz está em ressonância com o vermelho, o chakra sacral com o laranja, o chakra do plexo solar com o amarelo, o centro do coração com o verde/rosa, o chakra da garganta com o azul, o chakra frontal, com a cor índigo e o chakra da coroa com a cor violeta.
Se um determinado chakra estiver desequilibrado e for estimulado terapeuticamente (e reequilibrado) por sua cor complementar, o chakra que foi reequilibrado poderá então ajudar a curar as células e os tecidos danificados ou doentes através de um aumento do fluxo de energia prânica que dá suporte para os tecidos locais alimentados pelo referido chakra.
Existe um número enorme de chakras, espalhado pelo corpo, porém, vamos apenas destacar 7 deles, que são considerados os “grandes chakras” e que nos interessam neste nosso artigo.
São os seguintes:
O Chakra Básico (Muladhara) – A ligação com a terra
Está localizado na base do cócix, (base da espinha dorsal), e relaciona-se com as glândulas reprodutoras sexuais. Este é o vórtice por onde recebemos as energias telúricas, ou seja, provenientes do centro da Terra. É chamado pelos indianos de Muladhara e significa “raiz”. A cor vermelha vibra na mais baixa freqüência justamente para poder fazer a polaridade com a Terra e trazer dela os instintos e direções. Começa aí a maravilhosa engenharia do corpo humano: entra em cena a glândula supra-renal, ligada aos rins, responsável pela produção de adrenalina que agita o sangue de acordo com os pensamentos e as emoções.
O corpo humano interage com todo o sistema solar. Portanto, qualquer desequilíbrio de ordem física, mental, emocional ou espiritual tem reações em cascata. Como este chakra administra pernas, pés, joelhos e intestinos, a manifestação física de desequilibro aparece em forma de prisão-de-ventre, hemorróidas, obesidade, problemas no útero/próstata. A nível emocional traz tristeza, depressão e instabilidade. O excesso de energia nesta usina traz avareza, medo do futuro, sede pelo poder, supervalorização.
  • Localização: base da coluna;
  • Correlação Física: ligado às Glândulas supra-renais.
  • Cor: vermelho
Chakra Sacro - Svadhisthana - O Centro Sexual da Vida
Está localizado entrea púbis e o umbigo. Os indianos os chamam de Svadhisthana e sua cor vibratória é o Laranja. Quando equilibrado dá a sensação de fluidez, solta a criatividade, levanta a auto-estima, estimula o prazer, o desejo, a sexualidade e a intuição. Governa a sexualidade e a reprodução. O desequilíbrio manifesta-se em frustrações, imaturidade emocional, ciúmes, rigidez, medo do prazer, impotência, frigidez, dores na bacia, problemas genitais, nos rins e na visão.
  • Localização: baixo-ventre;
  • Correlação Física: ligado aos testículos (homem) ou ovários (mulher);
  • Cor: Laranja.
Chakra Umbilical – Manipura – O Centro das Emoções Inferiores
Localizado a uns 2 dedos acima do Umbigo, sua cor vibratória é o amarelo. É responsável pela energização do sistema digestório. É considerado o chakra das emoções inferiores. Quando está bloqueado, causa enjôo, medo ou irritação. Bem desenvolvido, facilita a percepção das energias ambientais.
Está ligado a Nervo Vago, que por sua vez está conectado a diversas glândulas responsáveis pela produção química de líquidos gástricos, especialmente o pâncreas. O Nervo Vago responde com sensibilidade à emoção e seu desequilíbrio materializa-se em forma de gastrite, úlcera etc. Este chakra está ligado aos plexos hepático (fígado), pilórico (ligação estômago-duodeno), gástrico, mesentério (jejuno e íleo) etc. Quando em desequilíbrio a pessoa fica nervosa, irritada, chora facilmente, tem depressão e tristeza profundas. Pode ficar obesa. A expressão verbal e emotiva flui com facilidade quando não há bloqueios aqui.
  • Localização: cerca de 1 cm acima do umbigo;
  • Correlação Física: ligado ao pâncreas
  • Cor: Amarelo.
Chakra Cardíaco – Anahata – O Centro do Amor
Localizado no centro do peito, sua cor vibratória é o Verde e também o Rosa. É o chakra responsável pela energização do sistema cárdio-respiratório.
Quando equilibrado a pessoa sente-se aceita, cheia de compaixão, tem relações afetivas saudáveis e equilíbrio interno. Em desequilíbrio perde a noção de limites, possessiva, ciumenta, solitária, amarga, crítica. A nível físico, aparecem problemas respiratórios, asma, problemas circulatórios e cardíacos. As linfas fazem uma varredura diária no corpo e depositam a sujeira em forma de gânglios nos seios.
Como se trata de um canal de movimentação dos sentimentos, é também o mais afetado pelo desequilíbrio emocional.
  • Localização: centro do peito;
  • Correlação Física: ligado à Glândula Timo;
  • Cor: Verde e Rosa.
Chakra Laríngeo – Vishuddha – O Centro da Expressão e Ritmo
Localizado na altura da garganta, sua cor vibratória é o Azul. É o responsável pela energização da boca, garganta e órgãos respiratórios.
Quando equilibrado a pessoa faz uso da expressão com clareza, criatividade, livre de embaraços, aberta à telepatia. O bloqueio é caracterizado pela fala excessiva, tagarela, incapacidade de escutar os outros, medo de falar em público ou mesmo falar de si, falta de ritmo, inchaço na tireóide, dores de garganta, bem como pode afetar a função sexual. É considerado também como um filtro energético que bloqueia as energias emocionais, para que elas não cheguem até os chakras da cabeça. É o chakra responsável pela expressão criativa (comunicação) do ser humano no mundo.
  • Localização: garganta;
  • Correlação Física: ligado à Glândula Tireóide (e paratireóides);
  • Cor: azul-celeste.
Chakra Frontal – Ajna – O centro da Intuição
Localizado entre as sombrancelhas, sua cor vibratória é o Índigo. É o responsável pela energização dos olhos e do nariz. Bem desenvolvido, facilita a clarividência e a intuição, a interpretação correta dos fatos e questionamentos.. Por vezes, a sua atividade cria uma palpitação na testa ou sensação de calor (parece um coração batendo na testa).
No desequilíbrio atrai os pesadelos, alucinações, desilusões, dificuldade de se concentrar, pouca memória, dores de cabeça, negação, pouca visão, problemas nasais e endócrinos.
  • Localização: fronte;
  • Correlação Física: ligado à Glândula Hipófise (pituitária);
  • Cor: Índigo, branco-azulado
Chakra Coronário – Sahasrara – A Comunhão com a Luz
O último dos sete chakras chama-se coronário, da coroa, na linha reta da ponta das orelhas. A glândula pineal está intimamente ligada a este ponto energético.
É o chakra mais importante, pois é o responsável pela irrigação energética do cérebro. Quando desenvolvido e em equilíbrio proporciona sabedoria, conhecimento, conscientização, conexões espirituais e comunhão com a luz. Em desarmonia provoca intelectualismo exacerbado, confusão mental, dissociação, descrença, materialismo, apatia etc.
  • Localização: topo da cabeça;
  • Correlação Física: ligado à Glândula Pineal (epífise);
  • Cor: Violeta, branco-fluorescente ou dourado.

Fontes: diversas.
Fotos da internet
Sandra Baptista

Comentários

Postar um comentário

Oi! Seu comentário é muito importante! Obrigada! Abraços e luz